Porque fazer fisioterapia no pós parto?
- Thais Freire
- 24 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
O Puerpério, conhecido como o período após o parto, é um momento de muitas mudanças na vida da mulher, mudanças lindas e cheias de amor. A chegada de um filho é uma benção na vida, mas precisamos ser honestas e contar que a vida muda muito, principalmente no primeiro mês, que tem um “pacotinho de amor” precisando de absolutamente toda sua atenção e cuidado.

Mas para falar de puerpério precisamos entender como tudo funciona. Vamos lá?
Durante a gestação temos um aumento considerável dos hormônios progesterona e estrogênio e após o parto esses hormônios caem bruscamente. A queda desses hormônios é para que o corpo vá se adaptando e retornando como era antes de gestar. A fisioterapia pélvica vai auxiliar nesse processo independente da sua via parto, cesárea ou natural, pois independe do parto, a sobrecarga nos músculos de todo o corpo durante o período gestacional foi intenso e longo.
Sua divisão é a seguinte:
PÓS PARTO IMEDIATO: DO 1° AO 10° DIA
PÓS PARTO TARDIO: DO 11° AO 40° DIA
PÓS PARTO REMOTO: DEPOIS DO 41° DIA
Em cada etapa do pós parto a fisioterapia vai ajudar que seu corpo retorne o mais rápido, sem que você sofra algum desfecho ruim, como incontinência urinária, dor na relação sexual, flacidez vaginal, dor nos pontos, dor nas costas, diástase abdominal, fraqueza abdominal, entre outros.

No pós-parto imediato, vamos ajudar você com os recursos que utilizamos, tanto nas possíveis dores quanto nos cuidados com a incisão cirúrgica, se for o caso. O uso do laser auxiliará na cicatrização e dor, a fisioterapia manual local irá evitar que a cicatriz fique com aderências, além da utilização de outros recursos para alívio da dor.
No pós-parto tardio / remoto utilizaremos de recursos e exercícios para cada período e necessidade. Como exercícios para o abdômen, pois o abdômen estará enfraquecido e em processo de retorno, exercícios perineais para que os músculos perineais também se restabeleçam após a sobrecarga que recebeu. Além de auxiliar com a postura, que também interfere em todo o processo.
Nós fisioterapeutas somos profissionais do movimento e com movimentos reabilitamos!

Eu sou Déborah Corrêa, fisioterapeuta pélvica por amor, com foco em gestação, parto, pós parto e reabilitação abdominal.
Nas redes sociais estou como @fisiodeborahcorrea e lá trago conteúdos uteis e divertidos todos os dias!
Faço parte do time da Sorella Saúde!
Tem duvidas? Manda uma mensagem aqui em baixo!
Comments