O que é Vulvodínia?
- Thais Freire
- 11 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Você já sentiu sua vulva sensível, uma ardência, queimação, que não tem nenhuma justificativa? Pode ser vulvodínia!

A vulvodinia é uma dor que pode ser sentida como ardência, queimação ou pontadas na vulva, e que deve ter uma duração de pelo menos três meses. Esse é um diagnóstico de exclusão, ou seja, absolutamente tudo deve ser investigado para tentar encontrar a causa dessa dor, caso não se encontre uma causa, avalia-se a possibilidade de ser vulvodínia.
Essa dor é na vulva e não na vagina! Vulva é toda a parte parte externa da genitália feminina, ou seja, os grandes e pequenos lábios, a entrada da vagina (vestíbulo), e o clitóris.

Esse desconforto, que pode ser leve ou muito intenso, não precisa ser em toda a vulva. Pode ser apenas em um local específico, como no clitóris ou na entrada da vagina, por exemplo. Pode ainda durar apenas uns meses, e até a forma de sentir muda de uma mulher para a outra. Algumas sentem com uma calça apertada, ou sem nenhuma razão, outras vão sentir somente se o local for provocado, como em um exame ginecológico, durante a relação sexual e/ou logo depois dela.
Ainda não se sabe a causa, o que se sabe é que mulheres com doenças auto imunes, com infecções urinárias ou candidíase de repetição, ou transtornos de humor e de ansiedade, tem mais chance de desenvolver vulvodínia.
Os sinais de alerta são: ardência ao se lavar com sabonete comum, calcinha ou calça que incomoda, queimação/dor durante e após a relação sexual, período menstrual com sensibilidade na vulva, dor/desconforto na vulva ao andar de bicicleta ou algo que pressione a vulva.
Se você desconfia que seja esse seu caso, não desista de buscar ajuda, procure um ginecologista e um fisioterapeuta pélvico!

Dra Thaís Freire
Crefito 152569-F
Fisioterapeuta Pélvica e Sexóloga
Especialista em Saúde da Mulher pelo CREFITO
Especialista em Fisioterapia Pélvica Funcional
Proprietária da Sorella Saúde Íntima Feminina
Atuante em atendimentos presenciais e teleconsultas, além de estar presente nas redes sociais com muita informação e interação!
Siga no @thaisfreirefisio
Comentários